LOGANIACEAE

Strychnos nigricans Progel

LC

EOO:

4.746.899,609 Km2

AOO:

76,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre no Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná e Santa Catarina (Zappi et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

Espécie afrodisíaca amplamente distribuída encontrada em diversos Estados brasileiros. Apesar de ocorrer em regiões com intensa pressão antrópica, devido ao grande número de coletas, suspeita-se que a espécie seja abundante localmente. Dessa maneira a espécie é considerada como "Menos preocupante" (LC) em relação ao risco de extinção.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita originalmente em Flora Brasiliensis 6(1): 280, t. 79. 1868.A espécie é conhecida vulgarmente como "roseira-do-mato" (Krukov; Monachino, 1950) e é caracterizada por apresentar filetes dilatados na parte superior e sementes com fibras lanosas (Manoel; Guimarães, 2009). Possui proximidade morfológica com Strychnos parvifolia A.D.C. sendo que a ultima possui sementes discoides e ausência de envoltório com fibras lanosas o que as distinguem (Manoel; Guimarães, 2009).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado
Fitofisionomia: Ocorre em Mata de Terra Firme argilosa, em Várzea (Ducke, 1950) e Floresta Ombrófila Densa Altomontana (Manoel; Guimarães, 2009). No Estado de São Paulo ocorre em áreas de Mata, Carrasco e Capoeira (Zappi, 2005)
Detalhes: Arbusto escandente ou liana, hermafrodita, floração e frutificação ocorrendo de novembro a janeiro, ocorre em Mata de Terra Firme argilosa, em Várzea (Ducke, 1950) e Floresta Ombrófila Densa Altomonta, Carrasco e Capoeira (Zappi, 2005; Manoel; Guimarães, 2009).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A Mata Atlântica vemsofrendo ao longo dos anos intensa retirada de cobertura vegetal nativa,degradação do solo e introdução de espécies exóticas, visando a utilizaçãodestas áreas para plantios e pastagens (Young, 2005).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Criticamente em perigo" (CR), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Bioativo
Possui propriedades estimulantes sendo utilizada como afrodisíaco (Silva et al., 2005).